Workshop “A bioeconomia na América do Sul: lições das experiências da Argentina, Brasil e Uruguai” em Buenos Aires
O workshop “A bioeconomia na América do Sul: lições a partir das experiências da Argentina, Brasil e Uruguai” aconteceu no dia 2 de março na sede da FLACSO Argentina. O workshop, organizado por Melisa Deciancio (Universidade de Münster) incluiu a apresentação de parte dos resultados da pesquisa do Projeto SABio e uma mesa redonda com especialistas em bioeconomia.
Pablo Mac Clay (Universidade de Bonn) apresentou o recentemente publicado Policy Brief, elaborado em conjunto com Melisa Deciancio, “Ideias para um desenvolvimento sustentável da Bioeconomia na Argentina”, com comentários de Roberto Bisang (CONICET). Guilherme de Queiroz Stein (Universidade de Münster) apresentou o trabalho “Sociobiodiversidade e bioeconomia: lições do Brasil”, com comentários de Juliana Peixoto (Rede LATN/FLACSO) e Daniel Kefeli (Universidade de Münster) apresentaram seu trabalho recentemente publicado “Integração das políticas ambientais na política florestal do Uruguai sob um conflito latente“, com comentários de Daniela Gomel (Fundación Vida Silvestre). O painel foi moderado por Karen Siegel (Universidade de Münster).
A mesa-redonda seguinte contou com a presença de importantes líderes da bioeconomia na Argentina, tanto do setor público quanto do meio acadêmico, e teve como objetivo explorar as principais oportunidades e desafios da bioeconomia no país e na região